PROJETOS
  1. SEAMED - Sistema Especialista para a Área Médica

  2. Período: previsto de 1/7/98 a 30/6/99, realizado de 01/99 a 12/99
    Financiador: MCT/PADCT III, FINEP e ARQ SYSTEMS - Arquitetura de Sistemas
    Processo: 03-AMPE-01/98-01/01-22 (Contrato: 3.1.4-0004/98)
    Edital: PADCT/CDT 01/98 (Rodada 01) Subcomponente: AMPE
    Participantes: FAUFRGS - Fundação de Apoio a UFRGS (convenente e executora) e ARQ SYSTEMS - Arquitetura de Sistemas.
    Equipe: Rosa Maria Vicari (Coordenadora)/UFRGS, Marcelo Ladeira/UnB, Cecília Dias Flores (Coordenadora empresa)/ARQ SYSTEMS, equipe de programadores da ARQ SYSTEMS e equipe de médicos especialistas em cardiologia (consultores contratos pela ARQ SYSTEMS).
    Objetivo: Transferência da tecnologia de inferências baseadas em árvore de junção em redes probabilísticas para a micro empresa ARQ SYSTEMS. Desenvolvimento de uma versão probabilística do SEAMED para apoio ao diagnóstico de cardiopatias congênitas em crianças.
    Produtos: a) framework SEAMED versão probabilística (disponível a pedido)
    b) aplicação para diagnóstico de cardiopatias congênitas fetais
    c) relatório técnico final (pdf, 309 KB)

  3. SARA Saúde Apoiada em Raciocínio Automatizado

  4. Período: 2000 a 2003
    Financiador: MCT/CNPq
    Processo: CNPq 68/99 ProTeM-CC
    Edital: CNPq/ProTeM-CC Chamada 04/98: Reequipamento de Laboratórios.
    Participantes: Departamento de Ciência da Computação e Departamento de Clínica Médica da UnB.
    Equipe: Wagner Teixeira da Silva (Coordenador)/CIC, Marcelo Ladeira/CIC, Li Weigang/CIC, Antônio Nuno SantaRosa/CIC, Hervaldo Sampaio Carvalho/CLM e alunos de mestrado do CIC.
    Objetivo: Desenvolvimento de um prontuário inteligente no HUB/UnB e de sistemas de apoio à decisão médica, com base nos dados do prontuário.
    Produtos: a) framework e API UnBBayes para raciocínio probabilístico (disponível a pedido).

  5. AIMED Apoio à Intervenção Médica Avançada

  6. Período: 03/2001 a 02/2002 (renovável por mais dois anos)
    Financiador: MEC/CAPES e ICCTI/Portugal
    Processo: Projeto CAPES/ICCTI nº 73/01
    Edital: MEC/CAPES Cooperação Internacional Brasil - Portugal
    Participantes: Instituto de Informática da UFRGS (Porto Alegre, RS), Departamento de Ciência da Computação da UnB (Brasília, DF), micro empresa ARQ SYSTEMS (Porto Alegre, RS) e Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
    Equipe: Rosa Maria Vicari/UFRGS (Coordenador Brasil), Ana Lúcia Cetertich Bazzan/UFRGS, Cecília Dias Flores/ARQ SYSTEMS, Marcelo Ladeira/UnB, Helder Coelho/DI-FCUL e alunos de mestrado do CIC.
    Objetivo: Investigar o desenvolvimento de sistemas distribuídos multiagentes onde a incerteza é modelada e tratada por meio de redes probabilísticas múltiplas secionadas. Os resultados teóricos a serem obtidos serão utilizados para o desenvolvimento, pela empresa ARQ Systems, de aplicações multiagentes de apoio à tomada de decisão. Essa tecnologia constitui o estado da arte mundial e está fundamentada em resultados publicados em 2000. Não se conhece nenhuma empresa nacional ou mesmo internacional que atue nessa área. Espera-se obter um framework SEAMED Multiagentes para o desenvolvimento de aplicações probabilísticas baseadas em redes múltiplas secionadas. Esse framework será utilizado para desenvolver outros módulos que serão acoplados ao módulo de cardiopatias congênitas.
    Produtos: