ICC Turma D -  2/04 - Terceiro Trabalho

Prazo para entrega e recebimento: 9/11/2004 - Quinta feira
Endereço para envio (turma D): diegofaranha@yahoo.com.br
Backup para caso de extravio: rezende@cic.unb.br
 

Vamos continuar a construção de uma página web que corresponde à apostila virtual individual de cada aluno, incorporando os trabalhos semanais. O objetivo do segundo trabalho era a diagramação em forma de "apostila", links e imagens com URLs absolutos

A sessão da apostila correspondente ao segundo trabalho incluia explicação e exemplo de diretivas para formação de links e inserção de imagens, usando referencias URL absolutas. O desafio no segundo trabalho foi a de fazer com que os links e inserções de imagens funcionessem a contento. Com referências URL absolutas, funcionar a contento depende de duas coisas.

  1. a referência URLestar corretamente digitada no seu código fonte, e
  2. o recurso apontado estar disponível na internet.
Como programador da sua página, voce pode controlar a primeira dessas condições, mas não a segunda.  Neste terceito trabalho, vamos experimentar uma nova maneira de fazer referências a recursos que estão fora do código fonte. Vamos usar URLs relativos.

Quando o URL é relativo, o recurso apontado será descrito pelo endereço local e nome (mais extensão) do arquivo que contém o recurso. O endereço local é o caminho que leva até a este arquivo, conforme a sintaxe explicada na prática 3. 

Para ativar URLs relativos (para mostar a imagem ou a página apontada por um link quando clicado), o navegador não precisa necessariamente estar conectado à internet. Se a página contendo o URL relativo, por exemplo, vier de um arquivo local (um arquivo armazenado no mesmo computador onde o navegador está rodando), e o recurso apontado pelo URL também, este recurso será acessado se o arquivo correspondente for encontrado no local indicado, sem necessidade da internet. Lembrando um exemplo particular: se o caminho for vazio (se o URL começar pelo nome de arquivo), o navegador espera encontrar o recurso apontado no mesmo diretório (pasta) em que se encontra o arquivo da página com o URL.

Ao finalizar o trabalho 3, teremos testado nossa compreensão de como funcionam os URLs absolutos e relativos, inclusive com referencias internas (___.htm#___) e alvos ( target="___"). O que está sendo pedido neste tereceiro trabalho, portanto, é o seguinte. Lembre-se que a sintaxe do URL não deve ser confundida com a de localizadores de sistemas operacionais específicos. Lembre-se também de porque não devem ser confundidos.

Pedale e divirta-se.