ICC Turma D -  2/04 - Sexto Trabalho

Prazo para entrega e recebimento: 27/11/2004 - Sábado
Endereço para envio (turma D): diegofaranha@yahoo.com.br
Backup para caso de extravio: rezende@cic.unb.br

LEIA COM ATENÇÃO. LEMBRE-SE QUE A INTERPRETAÇÃO DAS ESPECIFICAÇÕES DOS TRABALHOS É PARTE DO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E, PORTANTO, ESTARÁ SENDO AVALIADA. Em caso de dúvida, pergunte antes.
Vamos, finalmente, terminar a construção da apostila virtual individual de cada aluno, projeto que incorpora os trabalhos da nossa disciplina até o trabalho 6. A partir do trabalho 7, a incorporação dos trabalhos à apostila é facultativa. A partir do trabalho 7 iremos recomendar que voce não envie o trabalho na apostila, e sim em um arquivo separado, para facilitar o trabalho e a avaliação de todos.

Esse trabalho 6, portanto, completa a sua apostila. Havendo a prática 7 introduzido editores gráficos html para construção de páginas web, e já cumprida a etapa na qual aprendemos html através da edição de codigo fonte diretamente em ASCII, voce não está mais obrigado a usar editor ASCII para compor seus trabalhos. O foco do interesse agora passa a ser os scripts da página, não mais o suporte html que dá contexto aos scripts. Portanto, a partir deste sexto trabalho (inclusive) voce pode usar o editor html de sua preferência para compor seus trabalhos. 

Neste sexto trabalho vamos aumentar a versão da apostila completada no quinto trabalho com mais uma sessão, explicando o que são scripts, como se inserem scripts em "ganchos" acionados por eventos, vamos incluir uma tabela descrevendo elementos da linguagem javascript e um exemplo de script em formulário. Se seu índice e painéis ainda não estão funcionando corretamente como especificado no quarto trabalho, é hora de acertar os detalhes.

Tabela dos principais elementos de javascript

Exemplo de script

Para o seu primeiro script, faça um formulário que calcula o novo valor de uma prestação quando sobre ela incidir juros (digamos, por atraso ou multa), conforme imagens e instruções abaixo. O formulário deve conter três campos de texto e dois botões, com os correspondentes scripts e com tipos, legendas e valores iniciais de acordo com a imagem abaixo, ou conforme explicados adiante


  1. Para fazer com que o resultado do cálculo (o novo valor da prestação) seja mostrado no terceiro campo de texto com exatamente duas casas decimais, deve ser feita uma conversão desse valor numérico para a representação decimal correspondente de forma que o número de casas decimais fracionárias seja fixa em 2 (duas casas).
  2. Esta conversão é feita por um método (função interna) do objeto "number" chamado "toFixed( )". Este método serve para fixar o número de casas decimais fracionárias de um valor numérico que se converte para representação decimal (literal correspondente). Aplica-se o método a uma expressão (variável, etc.) apondo-se à expressão uma chamada ao método, separados pelo "ponto" que delimita hierarquia de objetos. A chamada ao método será uma instância onde o parâmetro (entre parêntesis) esteja preenchido. A sintaxe é a seguinte:
              ________________.toFixed(__)
Conversão
 para literal com precisão fixa
Expressão numérica
 (variável, etc.) a ter precisão fixada
Parâmetro:seta Número 
de casas
decimais fracionárias fixadas
(expressão).toFixed(2)