http://www.cic.unb.br/~rezende/sd.php > ciberguerra : quase debates

3ª Guerra Mundial atrasada será só cibernética?

Prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende
Departamento de Ciência da Computação
Universidade deBrasília
17 de outubro de 2016


Debate sobre o tema do título numa lista de lista de correio eletrônico dedicada à segurança computacional. Alguma edição foi necessária para se respeitar e preservar a privacidade da lista, que é fechada: autores respondidos são identificados por iniciais; [texto entre colchetes] são insertos que visam a preservar o sentido original do conteúdo postado, e elipses ... são supressões convenientes a esta edição..



emails 1, 2:

AM: 1. [O vice-presidente dos EUA Joe] Biden diz que resposta a ataque cibernético da Rússia terá grande impacto: O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste domingo que o governo está preparando uma resposta de "maior impacto" contra a Rússia pelos ataques cibernéticos que tiveram como objetivo influenciar nas eleições que serão realizadas no país no próximo dia 8 de novembro.

2. [Vladimir] Putin sobre EUA: 'Pode-se esperar qualquer coisa de nossos amigos': O presidente russo Vladimir Putin respondeu à pergunta sobre as relações russo-americanas e a ameaça do vice-presidente dos EUA Joe Biden, que anunciou na televisão que Washington prepara ataques cibernéticos contra a Rússia: "Da parte de nossos amigos norte-americanos pode-se esperar qualquer coisa”.

3. [Candidato a] Vice de Trump acusa Moscou de lançar ciberataque: O candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, Mike Pence, voltou a evidenciar uma diferença de opinião do seu companheiro de candidatura, Donald Trump, ao acusar Moscou de lançar um ciberataque para influenciar as presidenciais norte-americanas.


Pedro Rezende:
Veja uma análise da propaganda pre-guerra neste vídeo


emails 3, 4:
> Veja uma análise da propaganda pre-guerra neste vídeo.
GB: Tem maluco de TODOS os lados! Todos radicais em seus minguados pontos de vista. Todos querendo vantagens puntuais e ignorando os demais. Realmente, tragédias anunciadas. Eu pensava que os insetos e as máquinas herdariam a terra mas já vejo que não conseguimos ainda dar autonomia às máquinas ... assim serão só os insetos mesmo.

PR:
Há opinião divergente, mais otimista que esta acima: A terra será herdada pelos mansos de coração (que para a ocasião já estarão em corpos incorruptíveis), após o arrebatamento dos que verdadeiramente creem no Evangelho de Cristo, evento que antecede sua Segunda Vinda, a qual completará o resgate da Terra do domínio de satanás. Até lá, a Grande Tribulação (também chamada de "a angústia de Jacó", cujos sinais de chegada estão nessa thread), seguida do julgamento das nações.


emails 5, 6:
> Há opinião divergente: ... os mansos de coração, que já estarão em corpos incorruptíveis...
GB: Pedro, quando você diz que na ocasião os "salvos" estarão em corpos "incorruptíveis" devo perguntar se será por vaporizações devido às explosões nucleares ou qual outro efeito?

PR:
Até onde entendo, corpos incorruptíveis não tem nada a ver com efeitos da radiação nuclear nas guerras da ocasião: em 1Co 15:53-54 o Apóstolo Paulo explica que será, na forma como entendo, corpo etéreo, constituído de energia espiritual porém materializável, como o de Jesus Cristo ressuscitado antes da ascensão.


emails 7, 8:
> ... nada a ver com radiação nuclear ... na forma como entendo, corpo etéreo, constituído de energia espiritual porém materializável ...
GB: Ainda valendo E=mc²? [equação de Einstein: Energia = massa vezes velocidade da luz ao quadrado]

PR:
Como entendo, enquanto não surgir uma UTE (Unified Theory of Everything) cobrindo as teorias de campo hora consideradas válidas na Física e categoricamente excluindo outras, a citada hipótese teológica continua compatível com todas elas.


emails 9, 10:
> Como entendo, enquanto não surgir uma UTE ... a citada hipótese teológica continua compatível com todas [teorias físicas aceitas].
GB: Interessante. Ao morrermos com momentum=0, então ou continuaremos no mesmo local ou expandiremos de maneira uniforme para conservar o momentum. Um avanço no entendimento! Então o "céu" religioso não se encontra nem acima ou abaixo! Muitas outras conclusões podem ser derivadas!

PR:
Pode ser que o "céu religioso" se encontre nas seis dimensões de curvatura extrema, fisicamente inobserváveis, previstas pela Teoria de Kaluza-Klein (teoria que vira-e-mexe volta a ficar "na moda" entre os físicos). Afinal, em 2Co 12:2 o Apóstolo Paulo afirma conhecer um homem que foi arrebatado (embora Paulo também afirme, parenteticamente, não saber dizer com qual corpo o foi) "até o terceiro céu", permitindo-nos concluir que pode haver também o primeiro e o segundo céus. E com Kaluza-Klein valendo, por que não, do primeiro até o sexto?




Editor e co-autor

Pedro Antonio Dourado de Rezende é professor concursado no Departamento de Ciência da Com­putação da Universidade de Brasília, Advanced to Candidacy a PhD pela Universidade da Cali­fornia em Berkeley. Membro do Conselho do Ins­tituto Brasileiro de Política e Direito de In­formática, ex-membro do Conselho da Fundação Softwa­re Li­vre América Latina, e do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BR). http://www.­cic.unb.br/~rezende/sd.php

Direitos de Autor

Pedro A D Rezende et. al., 2013:  Este debate é publicado no portal do editor-coautor, após a concordância dos demais coautores, sob a licença disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.5/br/