Prof. Alba ministra palestra no evento RISC-V Brazil (03 e 04/07/2025)
A Profa. Alba Cristina Magalhães Alves de Melo, docente titular do CIC/UnB, ministrou palestra de destaque durante o evento internacional RISC-V Brazil, realizado no Instituto Eldorado em Campinas-SP.
O RISC-V é um padrão aberto global de arquitetura de conjunto de instruções (Instruction Set Architecture – ISA) que viabiliza o desenvolvimento de processadores (CPU, GPU e dispositivos IoT) de código aberto e independentes de fabricantes proprietários, sendo elemento crucial para a soberania tecnológica de blocos e países como União Europeia, Índia, China e Brasil.
Na sua apresentação, a Profa. Alba expôs os avanços e projetos em desenvolvimento na UnB envolvendo a tecnologia RISC-V, firmando cooperações interinstitucionais voltadas à implementação e otimização de aplicações para Computação de Alto Desempenho (HPC).
