ICC Turmas D e G - UnB 1/04

Prática 4

1- Inserção de documentos em alvos

Faça, com o notepad (bloco de notas), a "casca básica" do código fonte de um documento html. Grave-o num arquivo com extensão .htm em um diretório que será padrão para esta prática, chamado aqui diretóriio de trabalho. ("diretório" é o mesmo que "pasta" ou "folder" na linguagem gráfica do sistema operacional). No lab de ICC, sugerimos o diretório home (drive Z:) se voce já está logado com sua conta individual. Digamos que seu arquivo seja o exemplo4.htm

Inisira no corpo do código fonte do exemplo4.htm uma diretiva que forma um link contendo como referência um URL relativo apontando para qualquer outro documento html no mesmo diretório de trabalho. Salve de algum lugar ou crie este outro documento html, se ainda não existir. Chamemos aqui esse outro documento teste-a.htm.

Relembrando, o parâmetro target serve para estabelecer o alvo do efeito da diretiva onde estiver instanciado.

No caso do link, alvo significa a janela onde o conteúdo será mostrado ou processado. Se uma tal janela não existir no ambiente de interpretação do navegador que mostra o link, uma nova janela será aberta. Enquanto estiver aberta, esta janela (não confundir com página) poderá ser referenciada nesse ambiente pelo nome que lhe foi dado como alvo, ou seja, pelo nome associado à instância do parametro target no link cuja clicagem causou a sua criação.

Faça e pratique: um link em exemplo4.htm que aponta para teste-a.htm, almejando mostrá-lo em outra janela. Repita no código fonte o procedimento acima, para outro arquivo mais mesma janela. Isto é, forme outro link que aponta para outro arquivo, digamos teste-b.htm (crie ou salve no diretório de trabalho um arquivo com esse nome), também com parâmetro target, e nessa instância do parâmetro repita o nome do alvo usado na instância do primeiro link de exemplo4.htm; Teste, e veja se abrem corretamente, na mesma janela distinta daquela onde estão os links

2- Divisão da moldura em painéis

Para praticarmos e entendermos melhor o funcionamento do parâmetro "alvo", como esperado no trabalho 4, precisamos preparar o ambiente para a divisão da moldura interna da janela do navegador em um conjunto de molduras complementares e contíguas, com seus respectivos painéis independentes. Essa divisão da moldura interna permite que o navegador apresente, de forma independentemente (rolagem, etc), um documento html em cada painel. Para isso, siga os passos:
  1. Crie um novo arquivo com a casca de um documento html, mas sem a diretiva <body> (vc pode simplesmente copiar a arquivo anterior, e apagar algumas diretivas) . Grave este arquivo no diretório de trabalho com o nome, por exemplo, molde.htm  No lugar da diretiva <body>  coloque uma outra diretiva, também do tipo abre-fecha, a diretiva <frameset>. Esta diretiva tem efeito extendido (abre-fecha). Este efeito será o de dividir a moldura interna da janela do navegador em um conjunto de partes que serão molduras contíguas e complementares, cada uma com seu painel independente.
  2. Conforme explicado na aula 3 html (ou em qualquer tutorial on-line), escolha a orientação da divisão (vertical ou horizontal), o número de partes em que será dividida a moldura interna da janela do navegador, e as dimensões desejadas para cada parte (na direção complementar à orientação escolhida), através dos parâmetros correspondentes na instância da diretiva  <frameset     >. Para simplificar, podemos escolher duas partes verticais.
  3. Dentro da extensão da diretiva <frameset>, crie uma instância da diretiva <frame> , esta de efeito pontual, para cada parte da moldura interna da janela do navegador, conforme dividida por <frameset> .
  4. Dentro de cada diretiva <frame    >, inclua um parâmetro src cujo valor deve ser a referência URL ao documento que o navegador deve mostrar no painel correspondente. Use, neste exemplo, URLs relativos ou absolutos.
Depois de gravar em disco, abra o arquivo molde.htm com o navegador. Para controlar o efeito desejado,pratique com alguns parâmetros da diretiva <frameset    >