Você tem vontade de aprender como as leis são elaboradas no Brasil? A sua chance de obter esse conhecimento pode estar mais perto do que você imagina!

Entre os dias 19 e 23 de julho, o Projeto Politeia promoverá sua 15ª simulação do sistema legislativo brasileiro. Por conta da pandemia, as atividades deste ano serão realizadas totalmente on-line.

 

A simulação do Projeto Politeia consiste na representação adaptada dos trabalhos desempenhados pelos deputados federais, jornalistas políticos e assessores de imprensa. Dessa forma, os simulantes têm a oportunidade de aprender na prática o funcionamento do processo legislativo e da comunicação política, que são conhecimentos essenciais para todos que querem entender as particularidades do Poder Legislativo no Brasil.

 

Sendo assim, os simulantes podem escolher participar da simulação exercendo uma dessas três modalidades: parlamentar, repórter e assessor de imprensa.

 

Funções dos parlamentares: os parlamentares terão a oportunidade de desempenhar as atividades cotidianas dos deputados federais, tais como elaborar proposições e pareceres, discutir e votar projetos de lei nas comissões e Plenário (virtualmente), participar de partidos políticos e concorrer aos cargos de liderança da Câmara dos Deputados.

 

Funções dos repórteres: os repórteres vão cobrir as discussões e votações de proposições nas comissões e no Plenário virtualmente. Além disso, eles poderão acompanhar os bastidores das decisões políticas. Sendo assim, esses profissionais terão a oportunidade de criar conteúdos em diversos formatos sobre os acontecimentos da simulação.

 

Função dos assessores de imprensa: os assessores de imprensa serão divididos em duplas e poderão assessorar uma liderança da Casa. Sendo assim, eles têm a função de construir o relacionamento entre o assessorado e a imprensa do Projeto Politeia, além de preparar o assessorado para as coletivas de imprensa, discursos e entrevistas exclusivas.

 

Ficou interessado(a)?

As inscrições para a simulação deste ano já estão abertas! Então corra que as vagas são limitadas!

Link do edital: https://projetopoliteia.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Edital-oficial-Simulacao-2021.pdf

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/TbXpEhsNpcM4CoT29

 

Sobre o Projeto Politeia:

O Politeia é um projeto de extensão vinculado ao Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB) que oferece aos estudantes de graduação a oportunidade de simular as atividades dos deputados federais, dos jornalistas políticos e dos assessores de imprensa, além de promover diversos eventos e compartilhar conteúdos sobre processo legislativo nas redes sociais.

 

Para saber mais, acompanhe o Projeto Politeia nos canais de comunicação oficiais:

Site oficial: [http://www.projetopoliteia.com<http://www.projetopoliteia.com/]www.projetopoliteia.com<http://www.projetopoliteia.com/>

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.<mailto:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Instagram: @projetopoliteia
Facebook e LinkedIn: Projeto Politeia
Twitter: @PPoliteia