No dia 26/04 realizamos o Fórum de Licenciatura em Computação (ForLic) no Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (Educomp). Caso não tenha conseguido acompanhar o evento, os vídeos estão disponíveis no canal do GIEC no YouTube:

A Rede da Licenciatura em Computação mencionada acima tem como missão gerar uma força motriz, formada pela participação de pesquisadores/as, gestores/as, professores/as e estudantes de todas as regiões do país, bem como de entidades políticas, com o fim de impulsionar ações práticas que beneficiem comunidades que se interessem por aspectos relacionados ao ensino de computação e à introdução da computação, como ciência, nos espaços escolares.

Diversos fatores nos motivaram a pensar na Rede da Licenciatura em Computação. Um deles é a evasão nos cursos de LC e, em rede, podemos investigar suas causas, quais cursos têm menos evasão e quais estratégias eles têm adotado. É preciso deixar claro que outras problemáticas poderão ser identificadas a partir da aproximação desses atores por meio da Rede. E esperamos que ela seja discutida e construída de forma colaborativa, por pessoas de todo o Brasil. A Rede pode ser um bom caminho para fortalecermos o nosso curso, a nossa identidade, e ajudar uns aos outros a enfrentar desafios que temos percebido em diferentes cursos de LC pelo Brasil.

É com muita satisfação que damos início à primeira ação da Rede, que é conhecer melhor vocês. Para tanto, pedimos, gentilmente, que preencham este (curto) formulário: https://forms.gle/ie3SutwWCrjaTUPF7 . A posteriori, faremos um novo contato para que possamos, juntos/as, definir uma primeira agenda de trabalhos.

Aproveitamos o contato para informar que está aberta consulta pública das "NORMAS SOBRE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – COMPLEMENTO À BNCC".

Vocês podem acessar o edital de chamamento, o texto de referência e o formulário para contribuições no link http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/audiencias-e-consultas-publicas. O email para enviar as contribuições consta no edital de chamamento.

Seria interessante, como Rede, construir uma visão coletiva, já que isso impacta diretamente os cursos de LC. Neste sentido, pedimos que encaminhem também suas contribuições para nosso endereço de email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 07/05/2021. Infelizmente o tempo é curto, mas pretendemos compartilhar as percepções que chegarem até à Rede com vocês à posteriori e levá-las para uma reunião que teremos na segunda com a SBC.