Prezados alunos e alunas de graduação do CIC,

Devido às inúmeras solicitações de ajustes de matrículas recebidas, informamos que no antigo sistema de matrículas (MatrículaWeb), o aluno tinha duas opções de ajuste:

> Automatrícula: se a turma tivesse vagas, o aluno poderia efetuar a matrícula ou retirada até 25% do semestre (normalmente no primeiro mês de aula);

> Ajuste na secretaria: o aluno conversava com o professor e, se liberado, a secretaria ou o coordenador fazia a matrícula.

Com o SIGAA é diferente: após o processo de matrícula (vide calendário acadêmico), somente casos excepcionais são avaliados pelo DEG. Nós da secretaria não temos mais acesso aos sistemas de matrículas.

Exemplo: aluno perdeu o prazo porque foi acometido por enfermidades severas durante o período estipulado no calendário de matrículas / aluno conseguiu reverter o desligamento por decisão judicial mas a sua reintegração ocorreu após o período.
Recentemente foi editada a Resolução da Câmara de Ensino de Graduação Nº 0003/2021, que impede a oferta de novas turmas, bem como a matrícula de estudantes em componentes diferentes de TCC e estágio, após fim do período de matrícula. A mesma Resolução estabelece, em seu artigo 7°, parágrafo que:

“Situações excepcionais de matrícula fora de prazo ou troca de turma poderão ser admitidas se devidamente justificadas e autorizadas pelo Decanato de Ensino de Graduação, por meio de sua Diretoria Técnica, sendo admitidas apenas justificativas com comprovação, como aquelas que envolvam questões legais e de saúde”.

As solicitações referentes às situações acima descritas, com respectiva documentação comprobatória da justificativa, devem ser encaminhadas ao DEG/DTG, via SEI, exclusivamente no período de 18 a 28/01/2022. Quando deferidas, as matrículas excepcionais serão efetivadas pela SAA até o dia 04/02.

Nesse caso, encaminhe a solicitação e os documentos comprobatórios via formulário. Montamos o processo e encaminhamos para análise (não somos nós que deliberamos e nem fazemos qualquer tipo de análise de mérito).
Essa medida foi tomada pela Administração Superior da Universidade porque crescia consideravelmente o número de denúncias formais recebidas de desobediência aos critérios de prioridade estabelecidos pelo CEPE para ocupação das vagas, um preceito regimental da UnB.
E em todo caso, não será feita nenhum tipo de matrícula após decorridos 25% do semestre.

Estamos à disposição.

Saiba mais sobre as matrículas no SIGAA aqui.