29 de Outubro de 2024

A UnB teve uma participação de destaque na competição IEEEXtreme 18.0! O IEEExtreme é uma competição de programação com duração de 24 horas, e a edição deste ano ocorreu das 21:00 de sexta-feira (25/10) às 21:00 de sábado (26/10). Doze equipes, totalizando 29 competidores, participaram no Laboratório de Informática (LINF), onde, a cada uma ou duas horas, um ou dois problemas eram disponibilizados para resolução. Este ano, a competição registrou 8.784 equipes inscritas, o maior número da história do evento. Os times da Universidade de Brasília obtiveram excelentes resultados, posicionando-se entre os sete melhores times do Brasil, dentre os 33 times brasileiros participantes! A equipe "TurmadoZapatta", composta pelos alunos Alberto Neto, Eduardo dos Santos e Ruan Petrus, foi a melhor equipe brasileira na competição, alcançando a 30ª posição geral. Também tivemos a participação de uma equipe feminina, que conquistou a 9ª colocação entre os times brasileiros.

Estamos muito orgulhosos da participação dos alunos que representaram a UnB: Adrielly Nunes, Alberto Neto, Andre Alves, Belphy Starling, Bruno Andrade, Bruno de Souza, Caleb de Oliveira, Daniel Silva Laser, Eduardo dos Santos, Emerson Junior, Enzo Niho, Gabriel De Oliveira, Guilherme Cunha, Gustavo Starling, Henrique Ramos, Hiago Rocha, Leonardo Silva, Lucas Cruz, Lucas de Oliveira Lima, Lucca Rodrigues, Iago Marques, Iasmim Freitas, João Filho, João Vitor Pereira, Leonardo Vitoriano, Maxwell Reis, Nathalia Pereira, Nikolle Lica, Pedro Gallo, Ruan Petrus Leite, Thalisson Jesus, Victor Santos, Vitor Hugo Lima e Wallace Wu.

A competição foi coordenada pelo Prof. Vinicius R. P. Borges, com o apoio dos professores Daniel Porto, Marcelo Marotta e Pedro Freitas. Agradecemos aos Chapters UnB, IEEE Computer Society e ao IEEE Communications Society Student, pelo suporte e pelo financiamento da alimentação dos competidores durante as 24 horas de competição.

 

Participantes do IEEEXtreme 2024

24 de Outubro de 2024

A Universidade de Brasília realizou a solenidade em homenagem aos servidores Prata, Ouro e Diamante da Casa no dia 23 de outubro de 2024, demonstrando reconhecimento e gratidão pelo trabalho dedicado. O Prof. Marcelo Ladeira foi reconhecido como Ouro da Casa (40 anos)

 

Veja mais informações aqui.

 

Prof. Ladeira

10 de Outubro de 2024

Geovana Ramos Sousa Silva, egressa de mestrado e atual aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade de Brasília (PPGI/UnB), foi premiada como a melhor dissertação de mestrado no Prêmio Júnia Coutinho Anacleto durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) 2024. Sua dissertação, intitulada "Human Factors in the Design of Chatbot Interactions: Conversational Design Practices", foi defendida em janeiro de 2023 sob a orientação da professora Edna Dias Canedo. O Prêmio Júnia Coutinho Anacleto é concedido anualmente a trabalhos de destaque que demonstram originalidade, impacto e rigor metodológico no campo da Interação Humano-Computador (IHC). 
 
A dissertação de Geovana destacou-se por suas contribuições significativas ao oferecer diretrizes centradas no usuário para o design de conversações com chatbots textuais, uma área cada vez mais relevante no contexto das interações com inteligência artificial. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (SLR), o estudo de Geovana identificou e codificou elementos linguísticos, visuais e interativos que influenciam diretamente a experiência do usuário. O resultado foi a criação de um guia online prático e flexível, destinado a apoiar designers na construção de conversações para chatbots, melhorando a usabilidade e o engajamento dos usuários. Maiores detalhes em: 
 
WhatsApp_Image_2024-10-10_at_08.03.24.jpg
WhatsApp_Image_2024-10-10_at_08.03.24_2.jpegWhatsApp_Image_2024-10-10_at_08.01.28.jpeg

07 de Setembro de 2024

Com o melhor resultado da UnB na história do evento, a instituição conquistou 5 vagas para a Final Brasileira da Maratona SBC de Programação que ocorrerá em João Pessoa em novembro. Os competidores do Campus Darcy Ribeiro e da FGA formam o maior contingente de uma única instituição, e representam metade dos participantes da região Centro-Oeste.

 

Os times classificados foram:

  • É só fazer
  • O de cima ta no Ballmer's peak!
  • Teorema do Chinês Viajante
  • Camelas escaladoras de underline
  • Prisioneiras de WAzkaban

 

Mais informações neste link.

05 de Setembro de 2024

O projeto SemFogo-DF, coordenado pela Prof. Priscila Solis do CIC, contando com alunos de graduação e pós-graduação, usa inteligência artificial (IA) para detectar focos de incêndio no Cerrado. Em parceria com o Corpo de Bombeiros do DF (CBDF) e com a rede GigaCandanga, o projeto usa imagens em tempo real e aplica técnicas de IA para a identificação de incêndios que, se detectados, são notificados automaticamente ao CBDF, agilizando a sua resposta. Segundo a Prof. Priscila, conforme medições realizadas no sistema em operação, o tempo médio de detecção do sistema é de cerca de 10 segundos.

 

Veja a notícia completa neste link.

04 de Setembro de 2024

Leonardo Henrique Moreira, egresso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade de Brasília (PPGI/UnB), com tese intitulada “Recovery Strategies for Multi-agent Planning in Dynamic Environments”, defendida em 30/06/2023, orientado pela Professora Celia Ghedini Ralha, recebeu menção honrosa no Prêmio Maria Carolina Monard de teses em Inteligência Artificial 2024 promovido pelo ICMC-USP São Carlos. O prêmio é atribuído anualmente à melhor tese de Doutorado em Computação na área de Inteligência Artificial, considerando os quesitos originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social na grande área de IA e potencial de inovação.

 

Mais detalhes neste link.

 

Premiados

18 de Junho de 2024

Palavras-chave

Participantes

Entre os dias 14 e 15 de junho ocorreu a Maratona Feminina de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em Campinas, São Paulo. A UnB foi representada na fase final por sete alunas, Adne Moretti Moreira, Ana Luísa de Souza Paraguassu, Elis Rodrigues Borges, Isabela Souza Sisnado de Araujo, Maria Eduarda Carvalho Santos, Maria Eduarda Rocha Rodrigues e Nathália Oliveira Pereira. As alunas de Ciência da Computação Isabela e Nathália foram medalhistas. Além das competidoras, a aluna Laryssa de Oliveira Ferreira participou da organização do evento.

 

 

 

Treinamento

 

Palavras-chave

No dia 08 de junho de 2024, o Meninas.comp e o UnBalloon realizaram a IV Competição Feminina da UnB no Campus Darcy Ribeiro. A competição começou às 13:00 e encerrou às 18:00. Tivemos o interesse de 71 meninas em participar do evento, das quais 40 confirmaram a participação na competição. O evento foi dividido em duas partes: treinamento para 22 alunas do ensino médio da escola CEM 111 Recanto das Emas do GDF, e a competição de programação para as alunas do ensino médio e superior.

 

Para as meninas do ensino médio, o treinamento teve o objetivo de motivá-las a se prepararem e participarem das próximas competições da UnB. Muitas alunas da escola CEM 111 estiveram pela primeira vez na UnB.

 

As vencedoras da competições foram:

  • Ensino Superior
    1. Iasmim de Queiroz Freitas
    2. Adne Moretti Moreira
    3. Ana Luiza Komatsu Aroeira
  • Ensino Médio:
    1. Estela Baron Nakamura

 

O Meninas.comp agradece o apoio do Departamento de Ciência da Computação e ao grupo Mulheres do Brasil - Brasilia, pelo apoio à realização do evento.

 

CompetiçãoTreinamento

15 de Dezembro de 2023

Os docentes Carla Denise Castanho, Tiago Barros Pontes e Silva e Mario Lima Brasil conquistaram o Prêmio Anual de Inovação no Ensino de Graduação da Universidade de Brasília em 2023 na Categoria "Práticas interdisciplinares / Integração Ensino-Pesquisa-Extensão" com a ação “Criação das Disciplinas de Desenvolvimento de Jogos da UnB”. Foram mais de 70 ações concorrendo!

02 de Outubro de 2023

Palavras-chave

A Profa Edna Dias Canedo recebeu o distinguished paper do XXXVII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2023) pelo artigo: Do you see what happens around you? Men's Perceptions of Gender Inequality in Software Engineering.

Profissionais homens predominam nas equipes de desenvolvimento de software em detrimento das mulheres e este trabalho investiga as percepções masculinas sobre a desigualdade de gênero e suas experiências comparadas às mulheres no desenvolvimento de software. Também fornece sugestões para aumentar a participação feminina em projetos.